Ministério da Saúde lança boletim epidemiológico com orientações sobre o coronavírus

13/02/2020
230
O boletim divulgado pela Secretaria de Vigilância em Saúde explica os critérios clínicos e epidemiológicos para definição de casos suspeitos e traz orientações sobre avaliação, encaminhamento e transporte do paciente.

1º Passo – ISOLAMENTO

1. Paciente deve utilizar máscara cirúrgica a partir do momento da suspeita e ser mantido preferencialmente em quarto privativo.

2. Profissionais devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para realização de procedimentos que gerem aerosolização de secreções respiratórias como intubação, , aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis com uso de máscara N95.

2º Passo – AVALIAÇÃO

1. Realizar coleta de amostras respiratórias.

2. Prestar primeiros cuidados de assistência.

3º Passo – ENCAMINHAMENTO

1. Os casos graves deve ser encaminhados a um Hospital de Referência para isolamento e tratamento.

2. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de  precaução domiciliar.

Clique aqui para acessar o Boletim Epidemiológico 04, Vol. 51.